Menu Obra Digital | Fechar Obra

  • Sumário
  • Índices
  • Ficheiros
Título: Por Cerros e Vales
Autor: Manuel de Brito Camacho
Cota: BDA -06-99BC01_PART
Resumo
(Ler Resumo)

Nesta obra Por Cerros e Vales, Brito Camacho, que fora Ministro do Fomento do Governo Provisório da Primeira República, relata a viagem que realizou pelo Sul de Portugal na companhia do Dr. Moura Pinto (1883-1960), afamado advogado e militante do partido unionista. Cada capítulo descreve uma etapa da viagem.

A viagem começa «Por Barlavento», no Algarve. Brito Camacho visita varias localidades algarvias, entre as quais Portimão, Silves, Lagos, as termas Monchique e Caldas descrevendo o clima e paisagem. São relembradas lendas e personagens históricas.

No capítulo «Pelos Campos», o autor e o seu companheiro viajam de automóvel pelos campos do Baixo Alentejo, passando por várias terras e aldeias como Castro Verde, Casével, Aljustrel, Santa Luzia, Rio de Moinhos, Jungeiros e Montes Velhos. Á medida que a viagem avança, o autor descreve a paisagem, sem deixar de referir o clima seco e árido, e assistindo in loco aos usos e costumes do povo autóctone.

No capítulo «Alto alentejo» o autor reflecte sobre as divisões geográficas de Portugal e sobre o estado de conservação dos castelos portugueses. Chegado de comboio ao Crato, foi recebido pelo Dr. Abílio Ferreira, um médico distinto que trocou a medicina pela indústria, com quem visitou uma fábrica Krupp e a central Hidro-Eléctrica de Nisa. A visita continuou por Portalegre, Serra de São Mamede e Castelo de Vide, com o autor a descrever a paisagem e as gentes. Estas descrições são intercaladas por comentários políticos.

Em Fóra de «Vila e Termo» os dois viajantes passam por várias localidades (Portel, Ferreira, Peroguarda, Cuba, Vila de Frades, Vidigueira) para se encontrarem com o lavrador do Monte de Vale de Carro. Além da descrição sumária da paisagem, Brito Camacho aborda questões como a divisão da propriedade alentejana e os latifundiários e sobre o analfabetismo em Portugal.

Por fim o capítulo «Campos de Ourique» encerra a viagem de Brito Camacho e do Dr. Moura Pinto. Os dois visitam Castro Verde, guiados pelo padre João Alho, que lhes mostrou os edifícios mais emblemáticos da localidade. Em Ourique percorreram o castelo e em Aljustrel a igreja matriz, o castelo e as minas. A viagem terminou no Terreiro do Paço em Lisboa.

  
Dados Bibliográficos
Por Cerros e Vales, Manuel de Brito Camacho
Lisboa, Guimarães & C.ª, 1931
239 p.
Camacho, Manuel de Brito
8
8, BDA -06-99BC01_PART
  
Obras Relacionadas
Título: Questões Nacionais
Autor: Manuel de Brito Camacho
Cota: BDA - 08-32BC02_PART
Título: Gente Vária
Autor: Manuel de Brito Camacho
Cota: BDA - 06-3BC01_PART
Título: Quadros Alentejanos
Autor: Manuel de Brito Camacho
Cota: BDA - 06-3BC02_S3 821.134.3-94 CAM qua
Título: A Reacção
Autor: Manuel de Brito Camacho
Cota: BDA - 06-8BC01_PART
Título: Jornadas
Autor: Manuel de Brito Camacho
Cota: BDA - 06-99BC02_PART
Título: Gente rustica
Autor: Manuel de Brito Camacho
Cota: BDA - 06-3BC03_PART
Título: Rescaldo de Guerra
Autor: Manuel de Brito Camacho
Cota: BDA - 06-94BC01_PART
Título: Moçambique
Autor: Manuel de Brito Camacho
Cota: BDA - 06-8BC02_PART
Título: Ferroadas
Autor: Manuel de Brito Camacho
Cota: BDA - 06-8BC03_PART
Título: Os Amores de Latino Coelho
Autor: Manuel de Brito Camacho
Cota: BDA - 06-31BC01_PART
Título: Brito Camacho
Autor: Ferreira de Mira; Aquilino Ribeiro
Cota: BDA - 02(BC)MR01_PART