Menu Obra Digital | Fechar Obra

  • Sumário
  • Índices
  • Ficheiros
Título: Cromeleque dos Almendres Um dos Primeiros Grandes Monumentos Públicos da Humanidade
Autor: Mário Varela Gomes
Cota: BDA - 04-90MG01_BFATM
Resumo
(Ler Resumo)

Este artigo de Mário Varela Gomes tem como objecto de estudo o Cromeleque dos Almendres, localizado entre Évora e Montemor-o-Novo. O autor começa por fazer uma pequena introdução, na qual localiza e data o monumento. Varela Gomes inclui ainda na introdução uma breve memória histórica da «descoberta» e trabalhos arqueológicos realizados no referido Cromeleque dos Almendres até à data de publicação do artigo e que visaram a recuperação arquitectónica e a integração paisagística da estrutura.

O artigo encontra-se dividido em três tópicos. O primeiro analisa a «arquitectura» do cromeleque e inclui a discussão do material utilizado, do local de implantação e da tipologia de sustentação dos monólitos. A seguir analisa, respectivamente, a decoração dos monólitos que integram a estrutura e o espólio descoberto nas suas imediações.

O autor conclui que o cromeleque foi construído em duas fases distintas, Neolítico Antigo e Neolítico Médio, tendo funcionado como elemento agregador de várias comunidades locais bem como símbolo de autoridade político-religiosa associada a rituais de fertilidade e fecundidade.

Mário Varela Gomes era à data de publicação deste artigo membro da Academia Portuguesa da História bem como do Instituto Oriental da Universidade Nova de Lisboa.

A qualidade das imagens aqui colocadas são de inferior resolução, devido a terem sido digitalizadas por um scanner de menor capacidade. Inicialmente esta obra estava colocada no site da Fundação Alentejo-Terra Mãe.

  
Dados Bibliográficos
Cromeleque dos Almendres Um dos Primeiros Grandes Monumentos Públicos da Humanidade, Mário Varela Gomes
Évora, Câmara Munícipal de Évora, 1997
7 pp.
Panagiotis Sarantopoulos, Évora : Câmara Munícipal de Évora, 1997, pp. 25-32, Paisagens Arqueológicas a Oeste Évora
Gomes, Mário Varela
593
598, BDA - 04-90MG01_BFATM
, BFATM
  
Ficheiros PDF
Obra Completa
598.pdf28,89 MB
 
Blocos
bloco01-c_32.pdf28,89 MB