Menu Obra Digital | Fechar Obra

  • Sumário
  • Índices
  • Ficheiros
Título: Apologos dialogaes
Autor: Francisco Manuel de Mello
Cota: BDA - 06-34FM01_B7707
Resumo
(Ler Resumo)

Os quatro Apólogos Dialogaes, de Francisco Manuel de Mello, publicados originalmente em 1721, juntam várias obras: textos de crítica social e moral e de crítica literária.

Os apólogos, considerados pelo próprio D. Francisco como obras "esquisitas", consistem em diálogos entre objectos, muito apreciados pelo seu refinamento palaciano e ironias subtis. O autor serve-se destes diálogos para fazer uma leve crítica de costumes, ainda que recorrendo à sátira.

Do Vol. I da impressão de 1900, conta uma biografia de Francisco Manuel de Mello da autoria de Alexandre Herculano. Editam-se o Primeiro e Segundo Apólogos Dialogais. Em "Relógios falantes" o autor põe a discutir dois relógios de igreja - da Igreja das Chagas e da vila de Belas, representando a cidade e o campo - de forma a fazer ressaltar que em todos os sítios onde vivem homens (seja no meio campesino ou no meio urbano) existe hipocrisia e frivolidade. Em "Escritório do Avarento" são quatro moedas, numa gaveta de um avarento, que discutem a corrupção.

  
Dados Bibliográficos
Apologos dialogaes, (com uma noticia da vida e escriptos do author por Alexandre Herculano), Francisco Manuel de Mello, Vol.1
Lisboa, Escriptorio, 1900
136 p.
Mello, Francisco Manuel de
464
469, BDA - 06-34FM01_B7707
, BPE - B7707
  
Obras Relacionadas
Título: Apologos dialogaes
Autor: Francisco Manuel de Mello
Cota: BDA - 06-34FM02_B7708
Título: Apologos dialogaes
Autor: Francisco Manuel de Mello
Cota: BDA - 06-34FM03_B7709