Menu Obra Digital | Fechar Obra

  • Sumário
  • Índices
  • Ficheiros
Título: Contos Tradicionais do Povo Português
Autor: Teófilo Braga
Cota: BDA - 06-34TB01_398.2 BRA/COM-I
Resumo
(Ler Resumo)

A quinta edição dos Contos Tradicionais do Povo Português apresenta-se formalmente tal como o original de 1883, mas em dois volumes. Esta edição insere-se na Colecção Portugal de Perto, Biblioteca de Etnografia e Antropologia, dirigida por Joaquim Pais de Brito, à data assistente de Antropologia no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE). A escolha dos diversos títulos que compõem esta colecção é baseada em dois critérios distintos: a recolha do material para a obra limita-se ao território português, de forma a possibilitar um estudo dos diversos aspectos da nossa cultura; e que essa recolha também tenha sido feita directamente com o povo, de forma a capturar mais de perto "fatias do real descuradas e desconhecidas".

Nesta obra, Teófilo Braga apresentou ao leitor um conjunto de narrativas que constituem um valiosíssimo acervo de informação, principalmente para as áreas da antropologia e história das mentalidades, sobre as múltiplas manifestações das sociedades tradicionais. A concepção desta obra reflecte o carácter estruturante da problemática da identidade nacional na dupla vertente romântica a científica. A vertente romântica identifica-se no peso atribuído às versões literárias da tradição popular. O segundo volume reflecte melhor esta intenção, pois T. Braga perspectiva historicamente os reflexos dos contos populares na produção literária e erudita. Por outro lado, o autor também procura identificar e relacionar os vários grupos em que se divide a novelística portuguesa com a evolução do pensamento religioso. Assim, as fábulas, apólogos e anexins remontariam ao estádio feiticista; os contos e epopeias ao estádio politeísta; e os casos, as novelas e lendas, e os exemplos e parábolas ao estádio monoteísta. Posto isto, o autor ainda faz uma tentativa de identificação das origens étnicas dos diferentes géneros da novelística.

Estes campos do estudo apresentado por T. Braga, baseado na sua recolha, estão relacionados com a vertente científica, em que a etnogenia tem um lugar de destaque. Apesar de esta monografia não se reportar exclusivamente ao Alentejo e de T. Braga não ser alentejano, o valioso acervo sobre a cultura portuguesa foi um critério de peso para a escolha desta digitalização. Contudo, o leitor pode encontrar vários contos recolhidos no Alentejo, para além das fábulas de Manuel Mendes da Vidigueira.

No primeiro volume, que constitui a primeira parte da recolha relacionada com os contos de fadas e casos da tradição popular, divide-se em contos míticos da aurora, sol e noite e em lendas e facécias da tradição popular. Quase todos os contos são identificados com o seu local de recolha.

  
Dados Bibliográficos
Contos Tradicionais do Povo Português, Teófilo Braga, vol. I
Lisboa, Publicações Dom Quixote, 1999
280 p
Braga, Teófilo
277
280, BDA - 06-34TB01_398.2 BRA/COM-I
, BPE - 398.2 BRA/COM-I
  
Obras Relacionadas
Título: Contos Tradicionais do Povo Português
Autor: Teófilo Braga
Cota: BDA - 06-34TB02_398.2 BRA/COM-II
Título: O Povo Português nos Seus Costumes, Crenças e Tradições
Autor: Teófilo Braga
Cota: BDA - 08-39TB01_ REF 39(469) BRA/POV-I
Título: O Povo Português nos Seus Costumes, Crenças e Tradições
Autor: Teófilo Braga
Cota: BDA - 08-39TB02_ REF 39(469) BRA/POV-II