Menu Obra Digital | Fechar Obra

  • Sumário
  • Índices
  • Ficheiros
Título: Uma eleição perdida
Autor: Breyner, Francisco M. de Melo (Conde de Ficalho)
Cota: BDA - 06-3FB02_ B 143672
Resumo
(Ler Resumo)

Em 1888 a Livraria Frérin editou alguns dos melhores contos de Francisco M. de Melo Breyner (Conde de Monsaraz), cujo título da monografia correspondia ao título do primeiro conto nela contido - Uma eleição perdida. Em 1982 reeditou-se esta monografia com introdução e notas de Nuno Sampayo.

Uma eleição perdida contem seis contos, todos coevos a nível temporal e espacial (Alentejo). À excepção do primeiro conto, que pela sua extensão pode ser caracterizado de novela, os outros cinco são apenas "short stories".

O primeiro conto é "Uma eleição perdida", em que o autor passa para a narrativa um caso real. A acção passa-se na segunda metade do século XIX, em que Júlio Azevedo retorna à sua terra natal, no Alentejo, por ser candidato desta região às eleições, numa altura em que reinava o caciquismo.

O segundo conto - "A caçada do malheiro" - é considerado um dos melhores contos portugueses. Neste conto um velho ancião narra as suas memórias de guerra.

"A Maluca da dos Corvos" revela a escrita realista do autor, pois neste conto um cortesão escreve uma narrativa campestre, uma história populista, uma ficção regional, um conto social. A história gira em volta da sedução a uma azeitoneira pelo filho do patrão.

O quarto conto - "A pesca do sável" -, que reproduz de forma realista a fala provincial do Alentejo, é caracterizado pela fatalidade de um instinto que não conhece a razão, por ser anterior a ela.

"Os cravos" é um conto breve com sentido poético. Este conto trata "de uma impressão de momento, uma destas sensações mil vezes mais intangíveis que o perfume do rosmaninho".

O último conto desta monografia é "Mais uma". Este também é caracterizado pela fatalidade, em que há um crescendo psicológico, cujo culminar da narrativa é brusco, simples, triste e lógico. O conto revela a alegria da festa, durante a qual assoma a morte.

  
Dados Bibliográficos
Uma eleição perdida, Breyner, Francisco M. de Melo (Conde de Ficalho)
Lisboa, Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 1982
184 p
Breyner, Francisco M. de Melo
185
188, BDA - 06-3FB02_ B 143672
, BPE - B 143672
  
Obras Relacionadas
Título: Notas Históricas acerca de Serpa e o elemento árabe na linguagem dos pastores alentejanos
Autor: Francisco M. de Melo Breyner (Conde de Ficalho)
Cota: BDA - 01(1.12)FB01_S1 94(469.53) SER
Título: Mais uma (Scenas de província)
Autor: Breyner, Francisco M. de Melo (Conde de Ficalho)
Cota: BDA - 06-3FB01_A2120