Menu Obra Digital | Fechar Obra

  • Sumário
  • Índices
  • Ficheiros
Título: O Povo Português nos Seus Costumes, Crenças e Tradições
Autor: Teófilo Braga
Cota: BDA - 08-39TB01_ REF 39(469) BRA/POV-I
Resumo
(Ler Resumo)

A reimpressa obra O Povo Português nos Seus Costumes, Crenças e Tradições de Teófilo Braga, repartida em dois volumes, insere-se, na Colecção Portugal de Perto, Biblioteca de Etnografia e Antropologia, dirigida por Joaquim Pais de Brito, à data assistente de Antropologia no ISCTE. A escolha dos diversos títulos que compõem esta colecção é baseada em dois critérios distintos: a recolha do material para a obra limita-se ao território português, de forma a possibilitar um estudo dos diversos aspectos da nossa cultura; e que essa recolha também tenha sido feita directamente com o povo, de forma a capturar mais de perto "fatias do real descuradas e desconhecidas".

Segundo Jorge Freitas Branco (prefaciador), a análise das obras de Teófilo Braga permite avaliar o grau de interpretação entre as preocupações políticas contemporâneas do autor e a necessidade por ele sentida de fundamentá-las pela actividade intelectual. A abordagem etnográfica de Teófilo Braga traduz o contexto histórico-cientifico tipicamente oitocentista, em que se agrupam todos os dados colegíveis e se sintetizam num sistema previamente estabelecido. Cria-se à partida uma ordem onde os factos sociais possam ser inseridos. Assim, percebe-se o papel histórico desempenhado pela atitude positivista na ciência oitocentista. Nesta obra há recurso constante ao passado, às tradições, aos usos e costumes, às formas mais arcaicas de organização económica, às expressões simbólicas, aos ecos populares perante situações criticas na vida politica nacional.


Este primeiro volume foca a persistência dos tipos antropológicos, determinada pelos costumes populares; os rudimentos da actividade espontânea; as indústrias locais e tradicionais; os estados sociais representados nos costumes portugueses; o automatismo orgânico na imitação e na tradição.

Apesar desta monografia não se reportar exclusivamente ao Alentejo, nem Teófilo Braga ser alentejano, o valioso acervo sobre a cultura portuguesa foi um critério de peso para a escolha desta obra para digitalização.

  
Dados Bibliográficos
O Povo Português nos Seus Costumes, Crenças e Tradições, Teófilo Braga, I vol.
Lisboa, Publicações Dom Quixote, 1995
307 p
Braga, Teófilo
307
310, BDA - 08-39TB01_ REF 39(469) BRA/POV-I
, BPE - REF 39(469) BRA/POV-I
  
Obras Relacionadas
Título: Contos Tradicionais do Povo Português
Autor: Teófilo Braga
Cota: BDA - 06-34TB01_398.2 BRA/COM-I
Título: Contos Tradicionais do Povo Português
Autor: Teófilo Braga
Cota: BDA - 06-34TB02_398.2 BRA/COM-II
Título: O Povo Português nos Seus Costumes, Crenças e Tradições
Autor: Teófilo Braga
Cota: BDA - 08-39TB02_ REF 39(469) BRA/POV-II